Comunicar Série de Autofaturação

Comunicação de Séries de Autofaturação

Séries de Documentos

Como criar uma Série de Autofaturação

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Conforme a Portaria n.º 195/2020, de 13 de agosto, a comunicação das séries à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tornou-se obrigatória a partir de 01/01/2023. Nessa mesma data entrou também em vigor o novo campo ATCUD, a constar em todos os documentos de faturação. Para simplificar este processo, o GESFaturação permite configurar séries de faturação que geram automaticamente o código ATCUD e garantem a respetiva validação junto da AT. A configuração consiste em criar uma nova série no GESFaturação (com um nome válido) e proceder à sua comunicação automática, via webservice, ao Portal das Finanças.


Como criar uma nova série de Autofaturação no GESFaturação:

1. Crie a série no Portal das Finanças, com acordo ou sem acordo, para o tipo de documento “Fatura”.
    • Nome da Série: Escolha um nome que identifique claramente a série (ex: "AF2025"), sem espaços ou caracteres especiais.
    • Guarde o código obtido para o introduzir posteriormente no GESFaturação.
2. No GESFaturação, aceda ao menu "Configurações" e selecione "Séries de Faturação (Autofaturação)".
3. Crie a mesma série (utilizando exatamente o mesmo nome, sem espaços) no GESFaturação, em: "Definições > Séries (AutoFaturação)".
4. Preencha os campos necessários:
    • Nome da Série: Escolha um nome que identifique claramente a série (ex: "AF2025"), sem espaços ou caracteres especiais.
    • CAE (Atividade Económica) aplicado a todos os documentos desta série.
    • Tipo de Acordo: Com acordo ou sem acordo. No caso de ser com acordo, deve selecionar o respetivo fornecedor associado a essa série nas finanças.
    • Código da Série: Introduza o código obtido no Portal das Finanças.
5. Clique em "Gravar".
6. Após gravar, se a série não apresentar o estado “Comunicada: Sim”, deverá utilizar da opção “Comunicar Série AT”.
7. Uma vez validada, a série estará pronta para ser utilizada na emissão de documentos de autofaturação.
8. Ao emitir documentos, basta selecionar a série e o ATCUD será gerado automaticamente.

Nota: Cada série de faturação deve ser única e não pode ser reutilizada. Certifique-se de que a série criada não entra em conflito com séries já existentes.